Como guardar as roupas de inverno corretamente

Neste post, elencamos alguns truques básicos para que suas roupas de inverno permaneçam organizadas até a próxima onda de frio.

Quando a estação mais quente do ano dá as caras, é hora de deixar de lado as roupas pesadas e trocá-las por peças mais leves. Mas, nem sempre a melhor opção é mudar as roupas de inverno de lugar dentro do armário e “jogá-las” na parte mais alta, de qualquer maneira.
Vale lembrar que existem alguns truques básicos para seu guarda-roupa de inverno permanecer organizado até a próxima onda de frio.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que mofo, fungos, traças e ácaros são os inimigos número 1 das roupas de inverno.
Pensando nisso, a Cor do Céu preparou algumas dicas de como guardar essas peças de roupa corretamente.

Algodão

As roupas de algodão devem ser guardadas secas e em locais arejados. Se deixadas em contato com umidade e calor, as fibras naturais dessas peças formarão um ambiente propício para o desenvolvimento de micro-organismos. E para ajudar a prevenir a proliferação de bactérias, utilize amaciantes bactericidas.



Antes de guardar as roupas de lã, o ideal é lavar cada peça com detergente neutro ou sabão de coco. Após estarem limpas e secas, guarde-as, dobradas, em sacos de TNT. Não guarde roupas de lã em cabides, pois podem ficar deformadas.

Couro

Para guardar estas peças, utilize capas escuras de TNT, contendo produtos antimofo para retirar a umidade de proteger dos bolores. Se as peças ficarem guardadas por um extenso período de tempo, o ideal é colocá-las em locais frescos e com sombra, a cada 30 dias. Vale também deixá-las no sol, mas sem tirar a capa.

Couro sintético

Ao contrário do couro natural, o couro sintético não precisa ser guardado em capas de TNT. Guarde jaquetas, sobretudos e coletes sempre em cabides largos. As saias e calças também devem ser guardadas em cabides, mas tenha cuidado para não deixar que a presilha do cabide marque o couro. Não guarde as peças dobradas, pois podem ficar amassadas e, até mesmo, rachar.

Camurça

Na hora de guardar estas peças, o aconselhável é seguir as mesmas orientações utilizadas para as roupas de couro. Caso contrário, as roupas desse material podem se tornar alvos para traças e cupins.

Náilon

Após a utilização, as roupas de náilon devem estar limpas e secas para posteriormente serem guardadas. Mas, as peças deste tipo de tecido não podem ser lavadas na máquina. Outro cuidado é em relação à conservação das roupas: não devem ser expostas ao sol por muito tempo, pois o tecido pode ficar amarelado.

Fontes pesquisadas:

Como guardar roupas de inverno

Como guardar as roupas de inverno

https://estilo.uol.com.br/moda/noticias/redacao/2015/08/20/como-guardar-roupas-de-couro-de-la-e-de-malha-depois-do-inverno.htm

Como cuidar das roupas de couro sintético